Museu Nacional dos Povos Indígenas

O Museu Nacional dos Povos Indígenas é o órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai responsável pela política de preservação e divulgação do patrimônio cultural dos povos indígenas no Brasil. Tem sob sua guarda um significativo conjunto de bens culturais de natureza arquivística, museológica e bibliográfica sobre esses povos.

Zona de identificação

Identificador

DFFUNAI RJMI

Forma autorizada do nome

Museu Nacional dos Povos Indígenas

Forma(s) paralela(s) de nome

  • RJMI

Outra(s) forma(s) de nome

  • Museu do Índio

Tipo

  • Federal

Zona de contacto

Serviço de Referências Documentais Contacto principal

Tipo

Endereço

Endereço

Localidade

Região

Nome do país

Código Postal

Telefone

Fax

Email

URL

Nota

Coordenação Técnico-Científica

Tipo

Endereço

Endereço

Localidade

Região

Nome do país

Código Postal

Telefone

Fax

Email

URL

Nota

Área de descrição

Histórico

O Museu do Índio é a unidade científico-cultural da Funai, tendo emergido a partir das atividades da Seção de Estudos do Serviço de Proteção aos Índios, sendo inaugurado em 19/04/1953. Passou a integrar a estrutura da Funai a partir do momento de sua criação em 05/12/1967. Suas competências são a preservação, divulgação e resguardo das manifestações culturais representativas da história e as tradições das populações étnicas indígenas brasileiras; a coordenação de programas de estudos e pesquisas de campo nas áreas de Etnologia Indígena e Indigenismo, e a divulgação de estudos e investigações sobre as sociedades indígenas; o planejamento e execução da política de preservação, conservação e proteção legal dos acervos institucionais etnográficos, textuais, imagéticos e bibliográficos, com objetivo cultural, educacional e científico; a coordenação de estudos e pesquisas, bem como inventariar os acervos sob sua custódia para produzir informações sistematizadas e difundi-las para a sociedade e, em especial, os povos indígenas; também deve implementar ações para garantir a autoria e a propriedade coletiva dos bens culturais das sociedades indígenas e o aperfeiçoamento dos mecanismos para sua proteção.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

Políticas de captura e gestão de documentos

Prédios

Acervos documentais

O Museu do Índio custodia os fundos fechados produzidos por órgãos extintos que, ao longo da história do Brasil, participaram daquilo que se refere como política indigenista do Estado brasileiro. São ordenados nos seguintes fundos arquivísticos: Serviço de Proteção aos Índios (FSPI, 1910-1967); Fundação Brasil Central (FFBC, 1943-1967), Conselho Nacional de Proteção aos Índios (FCNPI, 1939-1967) e Comissão Rondon (FCR, 1890-1935). As condições de sua produção, acumulação e recolhimento serão descritos nos níveis apropriados.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Zona do controlo

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

    Script(s)

      Fontes

      Notas de manutenção

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso