Museu Nacional dos Povos Indígenas

O Museu Nacional dos Povos Indígenas é o órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai responsável pela política de preservação e divulgação do patrimônio cultural dos povos indígenas no Brasil. Tem sob sua guarda um significativo conjunto de bens culturais de natureza arquivística, museológica e bibliográfica sobre esses povos.

Identificatie

Bestandsidentificatie

DFFUNAI RJMI

Geauthoriseerde naam

Museu Nacional dos Povos Indígenas

Parallelle vormen van de naam

  • RJMI

Aandere naamsvormen

  • Museu do Índio

Soort

  • Federal

Contact

Serviço de Referências Documentais Eerste contactpersoon

Soort

adres

Adres

Locality

Region

Landnaam

Postcode

Telefoon

Fax

E-mail

URL

Aantekening

Coordenação Técnico-Científica

Soort

adres

Adres

Locality

Region

Landnaam

Postcode

Telefoon

Fax

E-mail

URL

Aantekening

Beschrijving

Geschiedenis

O Museu do Índio é a unidade científico-cultural da Funai, tendo emergido a partir das atividades da Seção de Estudos do Serviço de Proteção aos Índios, sendo inaugurado em 19/04/1953. Passou a integrar a estrutura da Funai a partir do momento de sua criação em 05/12/1967. Suas competências são a preservação, divulgação e resguardo das manifestações culturais representativas da história e as tradições das populações étnicas indígenas brasileiras; a coordenação de programas de estudos e pesquisas de campo nas áreas de Etnologia Indígena e Indigenismo, e a divulgação de estudos e investigações sobre as sociedades indígenas; o planejamento e execução da política de preservação, conservação e proteção legal dos acervos institucionais etnográficos, textuais, imagéticos e bibliográficos, com objetivo cultural, educacional e científico; a coordenação de estudos e pesquisas, bem como inventariar os acervos sob sua custódia para produzir informações sistematizadas e difundi-las para a sociedade e, em especial, os povos indígenas; também deve implementar ações para garantir a autoria e a propriedade coletiva dos bens culturais das sociedades indígenas e o aperfeiçoamento dos mecanismos para sua proteção.

Geografische en culturele context

Mandaat/bronnen van bevoegdheid

Organisatie structuur

Records management and collecting policies

Gebouwen

Bestanden

O Museu do Índio custodia os fundos fechados produzidos por órgãos extintos que, ao longo da história do Brasil, participaram daquilo que se refere como política indigenista do Estado brasileiro. São ordenados nos seguintes fundos arquivísticos: Serviço de Proteção aos Índios (FSPI, 1910-1967); Fundação Brasil Central (FFBC, 1943-1967), Conselho Nacional de Proteção aos Índios (FCNPI, 1939-1967) e Comissão Rondon (FCR, 1890-1935). As condições de sua produção, acumulação e recolhimento serão descritos nos níveis apropriados.

Toegangen, gidsen en publicaties

Toegang

Openingstijden

Raadpleegvoorwaarden en -eisen

Toegankelijkheid

dienstverlening

onderzoeksdienstverlening

reproduktiedienstverlening

Publiekruimten

Beheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

Toegepaste regels en/of conventies

Status

Niveau van detaillering

Datering van aanmaak, herziening of verwijdering

Taal (talen)

    Schrift(en)

      Bronnen

      Onderhoudsaantekeningen

      Trefwoorden

      Access Points